Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Coronavirus pode flutuar no ar e, segundo experts, a OMS e o CDC devem avisar isso as pessoas

Imagine um bar barulhento e cheio de gente. A música está batendo, e as pessoas estão agrupadas perto umas das outras, falando alto ou mesmo gritando para serem ouvidas. Se estiver frio lá fora, portas e janelas estão fechadas, ou se estiver calor lá fora, tudo está fechado e o ar condicionado está a recirculando o ar.

Esta, na opinião de Donald Milton, é a situação perfeita para espalhar o coronavírus.

Não só as pessoas podiam passar o vírus diretamente de um para outro nas gotículas que todos nós soltamos pra mais ou pra menos quando falamos, rimos ou cantamos; mas essas gotículas também vão para o ar onde, segundo Milton, elas podem flutuar por algum tempo.

Donald Milton

Milton, um professor de saúde ambiental da Universidade de Maryland que estuda a forma como os vírus são transmitidos, ajudou a liderar um grupo de 239 cientistas que escreveram uma carta aberta para apelar a um melhor reconhecimento da potencial transmissão do coronavírus por via aérea.

Não é um segredo, mas as agências parecem ter medo de falar sobre a natureza aérea do vírus, disse Milton.

“A palavra transmissão aérea parece estar carregada”, disse Milton à CNN.

“A atual orientação dos vários organismos internacionais e nacionais concentra-se na lavagem das mãos, na manutenção do distanciamento social e nas precauções contra as gotículas”, Milton e colegas escreveram na carta, publicada na revista Clinical Infectious Diseases (Doenças Clínicas Contagiantes).

“A maioria das organizações de saúde pública, incluindo a Organização Mundial de Saúde, não reconhecem a transmissão por via aérea, exceto para procedimentos que geram aerossol realizados em ambientes de cuidados de saúde. A lavagem das mãos e o distanciamento social são apropriados, mas, na nossa opinião, insuficientes para fornecer proteção contra as gotículas respiratórias portadoras de vírus que são liberadas no ar pelas pessoas infectadas”, acrescentaram eles.

‘Eles não querem falar de transmissão por via aérea porque isso vai fazer com que as pessoas tenham medo’.

Creio que posso dizer que esperamos que a OMS venha e esteja mais disposta a reconhecer os papéis importantes dos aerossóis, independente de chamar de transmissão por via aérea ou não”, disse Milton.
Milton estuda a transmissão por via aérea de vírus. A outra autora principal, Lidia Morawska, é professora de engenharia ambiental e especialista em ciência dos aerossóis na Queensland University of Technology em Brisbane, Austrália. Milton disse que eles e um grupo de outros peritos semelhantes têm vindo a discutir a potencial transmissão por via aérea do coronavírus desde Fevereiro.

Milton disse que o grupo quer desmistificar a palavra para que as agências de saúde tenham menos medo de utilizá-la.

“Não querem falar de transmissão por via aérea porque isso vai fazer com que as pessoas tenham medo”, disse Milton. Há também um elemento de preocupação de que se as pessoas pensarem que o vírus é transmitido pelo ar, deixarão de fazer outras coisas que precisam de fazer para impedir a transmissão, tais como lavar as mãos, manter-se afastadas e limpar superfícies.

“A melhor vacina contra o medo é o conhecimento e a capacitação das pessoas para cuidarem de si próprias”, disse Milton. “Quero que eles compreendam até que ponto a lavagem das mãos é importante”. É importante usar uma máscara porque ela bloqueia os aerossóis na sua origem, quando é fácil bloqueá-los”. É mais difícil bloquear os aerossóis quando estão flutuando no ar, disse ele.

O vírus é transportado em gotículas que saem da boca e do nariz das pessoas, e os tamanhos dessas gotículas variam. Grandes gotículas caem rapidamente sobre superfícies e podem ser apanhadas nos dedos e transportadas até aos olhos, nariz ou boca. As gotículas mais pequenas podem permanecer mais tempo no ar, e podem ser inaladas mais profundamente para os pulmões.

Milton ressalta a importância das máscaras em tempos de pandemia

“Há um potencial significativo de exposição por inalação a vírus em gotículas respiratórias microscópicas (microgotas) a curtas e médias distâncias (até vários metros, ou à escala de sala), e defendemos a utilização de medidas preventivas para mitigar esta via de transmissão aérea”, escreveu Milton e os seus colegas.

“Estudos realizados pelos signatários e outros cientistas demonstraram para além de qualquer dúvida que os vírus são libertados durante a exalação, conversação e tosse em gotículas suficientemente pequenas para permanecerem no ar e representarem um risco de exposição a distâncias superiores de 1 a 2 metros de um indivíduo infectado”, acrescentaram eles.

“Por exemplo, em velocidades típicas do ar interior, uma gota de 5 nanômetros percorrerá dezenas de metros, muito maior do que a escala de uma sala típica, ao mesmo tempo que se instala de uma altura de 1,5 metros até o chão”.

O que não se compreende claramente é a importância do tamanho da gota para a transmissão do coronavírus, disse Milton.

Mas estudos mostram que é um fator, acrescentou Milton. “Muita gente se aglomerou perto uns dos outros dentro de casa, onde é mal ventilada – é isso que conduz à pandemia”, disse ele. Um bar alto, onde as pessoas precisam levantar a voz para serem ouvidas, é uma tempestade perfeita de contato próximo, má circulação de ar e pessoas que geram muitas partículas portadoras de vírus ao falar, rir e gritar.

Ele disse que a OMS está preocupada em dar conselhos em que as pessoas, especialmente os profissionais de saúde em locais com poucos recursos, não podem seguir. A melhor forma de proteger os trabalhadores de aerossóis finos é a utilização de um respirador N95 ou superior – algo em escassa oferta em muitos locais.

Conselhos para evitar a transmissão do coronavírus

Mas Milton disse que também existem outras formas, incluindo uma melhor ventilação, bem como o distanciamento e a utilização de máscaras. E isso é informação que a pessoa comum, bem como os profissionais de saúde, podem utilizar e agir.

“Estou muito preocupado com o público em geral e com as escolas e a ventilação nos edifícios escolares e nos dormitórios nos campus universitários e nos bares e nas igrejas e onde as pessoas cantam e onde as pessoas se reúnem”, disse ele.

O grupo dá conselhos práticos na sua carta.

• Providenciar ventilação suficiente e eficaz (fornecer ar limpo ao ar livre, minimizar a recirculação de ar) principalmente em edifícios públicos, ambientes de trabalho, escolas, hospitais e lares de idosos.

• Suplementar a ventilação geral com controles de infecção aéreos, tais como exaustão local, filtragem de ar de alta eficiência, e luzes ultravioleta germicidas. (Estas seriam colocadas no teto para evitar danos aos olhos e a pele das pessoas)

Ar condicionado dos carros devem estar com o modo “Ar exterior” ativado

• Evitar a superlotação, particularmente nos transportes públicos e edifícios públicos.

“Tais medidas são práticas e muitas vezes podem ser facilmente implementadas; muitas não são dispendiosas”, escreveram eles.

“Por exemplo, passos simples como abrir ambas as portas e janelas podem aumentar dramaticamente as taxas de fluxo de ar em muitos edifícios”.

Num carro, Milton aconselha, abrir janelas e certificar-se de que o ar condicionado ou o calor não é recirculado, mas sim definido para incluir ar exterior.

Nos edifícios, os monitores de dióxido de carbono podem ajudar os gestores a saber se o ar está sendo devidamente refrescado, disse Milton. Ao ar livre numa zona urbana, disse ele, os níveis de dióxido de carbono são cerca de 350 partes por milhão no ar. A respiração exalada transporta cerca de 38.000 partes por milhão de dióxido de carbono. No interior, se o ar tiver 1.000 partes por milhão de dióxido de carbono ou menos, “isso é muito bom”, disse Milton.

Fonte: CNN (em inglês)

Deixe seu comentário: